domingo, 14 de junho de 2009

uma questão de sinapses


Meus amigos, ontem estava num daqueles dias monótonos, que certamente tem por todos como vítimas (até os padres na sua árdua e mecânica tarefa de dizer a missa), colado frente à TV e disfrutanto do banal zapping. Não seria um dia nada extraordinário, se não me tivesse deparado com um documentário que me motivou a fomentar um dos 7 pecados capitais: a INVEJA. Raios me partam, mas com este documentário o padre dizia a missa e até tocava o sino se fosse preciso. Indo mais longe, até contava a piada da diferença entre cair do 1º e do 20º andar de um prédio... Leia-se: "Caros ouvintes, a diferença está no timing do grito. Enquanto que o nosso irmão que cai do 1º andar só grita depois da pancada (pumm. Ai!), aquele que se encontrava no 20º depois da queda não grita mais (Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Pum) .




...fez a sua primeira cirurgia aos 7 anos de idade.

...promete encontrar a cura para a sida e para o cancro (medicamento administrado via oral, que corrige os genes danificados).

...ambiciona ser o mais novo Nobel da Medicina de toda a história da humanidade.

(...não fosse Blimunda roubar-me as 2000 vontades, vontade não me faltaria de trazer esse jovem à razão: "pretendo encontrar a cura para a dor e para todas as doenças".)


Situação caricata: no que respeito ao seu conhecimento teórico o seu Q.I. encontra-se acima da média para as crinças da sua idade. Já na destreza pratica, o panorama inverte-se. (é mesmo isso, abaixo da média!)


Admirado pela capacidade de apreender com facilidade muita informação, desprezado pela sua arrogância, idolatrado pela sua criatividade e imaginação, protegido do veu da ignorância que o cobre...


...só dois cenários são possíveis na sua vida:


Ou "pum. Ai!!", ou "Aiiiiiiiiii! Pum".


De qualquer das maneiras, cair é um acontecimento certo.


Pitt






3 comentários:

  1. "Akrit surpreendeu o mundo todo ao dizer no programa televisivo da apresentadora OPRAH que, com sua SUPERINTELIGÊNCIA, ele leu todos os tratados atuais de oncologia e descobriu as falhas e limitações da atual pesquisa do câncer; afirmou que ele possui a solução do problema e que pode criar NOVOS REMÉDIOS e NOVAS TECNOLOGIAS de tratamento oncológico, mas que para isso precisa antes formar-se oficialmente como médico e criar um CENTRO FILANTRÓPICO DE ESTUDOS, para tratar gratuitamente os milhares de doentes da Índia."

    Ele está, claramente, na adolescência.
    Ainda assim, é notável a intenção. (Mais alguém se lembrou da batalha de Alcácer Quibir?.

    Oh, quem me dera o tempo em que achava que ia mudar o mundo. Se não fosse a Blimunda ter-me roubado as vontades, eu roubar-lhe-ia a Passarola e voaria para o passado.

    De qualquer das maneiras, cair é um acontecimento certo.

    ResponderEliminar
  2. Oh meu caro Pitt... sentes inveja? inveja de viveres preso ao conhecimento excessivo, sem apreciar as banalidades da vida humana? Aceita o que este velho indio tem para te dizer! A ignorancia leva-nos para mais perto da felicidade!

    ResponderEliminar
  3. Dizem pela minha terra - "Quanto mais o lémur sobe nos tenros galho que brotam da sua árvore, mais aumenta a susceptibilidade de ser devorado pela cobra rasteira que percorre a floresta!".
    Já a centuria romana que em velhos tempos pisava os áridos terrenos persas sabia que a táctica da exposição os encaminhava para a morte certa. Sábias mentes. E ainda assim, condenados à falência da espada.

    Aprovo e admito a sapiência deste jovem, com características certamente diferentes e certamente vantajosas, mas aquilo que a Natureza subordina às conclusões de Darwin, o ego e a conduta moral reencaminham para Lamarck - a adaptação. Manda a demagogia social e o próprio Juramento de Hipócrates que a todos os médicos diz respeito e coordena o seu profissionalismo - para não mencionar a pedagogia eclética dos sete pecados mortais, recentemente quatorze - que o vaidade e o orgulho sejam banidos, qual hambúrguer "macdolniano" numa dieta sã. Não aprovo, por decerto, a falta de moderação espiritual.

    Citando toda uma personagem inerente a uma grande casa - "O médico que só sabe Medicina, nem Medicina sabe".

    Sonkei ken Ichibun

    ResponderEliminar