sábado, 13 de junho de 2009

112 protões

Não, meus amigos, não venho aqui discutir ou de qualquer outro modo cogitar, se me é permitido o termo, a módica quantia de 94 milhões de euros que o Real Madrid vai gastar para ter o Cristiano Ronaldo, a sua mãe Dolores e as mais de 1.125.364 possíveis namoradas que lhe apontam, na capital espanhola. O que me traz aqui é uma questão assaz essencial, de elevado mérito, uma notícia que rema contra o marasmo instituído por esse mundo fora. Ao que parece, uma equipa de cientistas alemães conseguiu fabricar um novo elemento, o 112º, que irá constar na tabela periódica. Sim, podem gritar de alegria, rejubilar entusiasticamente por tamanha façanha, mandar aldeídos e cetonas para o ar.
O problema cinge-se, neste momento, em encontrar um nome para esse super-pesado que vai entrar na tabela periódica cada vez com mais inquilinos. A IUPAC deu seis meses à equipa para baptizar o dito cujo, que, acrescente-se como curiosidade, possui 112 protões no seu núcleo e é, aproximadamente, 277 vezes mais pesado que o hidrogénio. Quase poética, esta descrição.
Aceitam-se sugestões, na caixa de comentários, para nomear o novo elemento.


Se me permitem, vou agora cortar as unhas ao meu gato Saramago. Viu o Berlusconi na televisão e anda muito agressivo, com as garras de fora a estragar-me o sofá. Ainda há pouco me vi obrigado a colocar Betadine pelo braço. Por sorte não me rasgou o bíceps braquial todo.



Hermenegildo Espinoza

4 comentários:

  1. Inémio!
    E ninguém pára o Inémio... =D

    ResponderEliminar
  2. Caro Espinoza,

    em honra dessa equipa de germans eu chamar-lhe-ia " Germénio "

    E salta Germénio, e salte Germénio, olé, olé!

    Cumprimentos

    O desaparecido, Pitt

    ResponderEliminar
  3. Caro Espinoza,

    venho manifestar-me acerca de algo que me intriga: o elemento 112, de seu nome Unúmbio, já existe na minha tabela periódica, que data de 2000.

    Será conspiração ou lapso no que respeita ao número atómico?

    Cumprimentos

    Pitt

    ResponderEliminar
  4. Chamar-lhe-ia... Hum...

    ...maldémio!

    "Nome mais cintilante, não é? Vovó Kiki ia ficar tão orgulhosa...!"

    ResponderEliminar