terça-feira, 30 de junho de 2009

Gira-discos #4

Coldplay - Fix You


Fix you,

Caminharás na lentidão dos costumes até te diluíres no meio da multidão, dizia-me muitas vezes o meu avô paterno, sábio profícuo não das mesas das escolas ou de faculdades como fábricas em série, mas da sapiência da vida, das mãos enrugadas e da responsabilidade de gerir o dinheiro como pão na boca que cabia, frequentemente, nos pequenos bolsos das calças marcadas pelo suor do tempo. De facto, o meu avô possuía todo o conhecimento que agora julgo ser necessário e suficiente para sobreviver às conjuras do tempo vivido em sociedade. Nunca a faculdade me fez sentir isso: diria que a vida académica foi apenas um atestado profissional que me permitiu inserir, sem grande alarido, nas teias e teias de um complexo enervado por uns indivíduos que não conhecemos e que nem eles mesmos têm vontade em nos conhecer. Combalido confesso aos meus poucos amigos, suficientes e bons, que oscilamos numa anarquia organizada, por mais ridícula que pareça esta contradição, mas, sub-repticiamente, convivemos numa sociedade que, ainda que aparentemente organizada, vive desamparada sob o peso dos seus próprios alicerces e em que o controlo é tão frágil e subtil que qualquer oscilação é apanágio para o caos, ordem que está por decifrar.
Dizia eu que o meu avô encarnava o sujeito mais consciente que conheci, um pleno catedrático das jogadas do dia-a-dia. Quando concluí o curso, em vez das felicitações do resto da família, profetizou:
- Hermenegildo, a partir deste momento serás sempre um homem conturbado, carregarás o peso de tentares curar as doenças dos outros e esquecerás, como bem te conheço, a mágoa que carregas. Espero que, ainda assim, quando estiveres no leito da tua morte, recordes alguma felicidade.
Espantou-me tal afirmação, pois, ao invés do neto, sempre se mostrou confortavelmente optimista. Confessou-me mais tarde que sempre me julgou e imaginou daquela casta de médicos que carrega, quase ininterruptamente, uma mágoa, uma mágoa das pedras, brincava ele. Por mais tempo e pacientes que conseguisse tratar, levaria uma vida a tratar-me, se é que algum dia o conseguisse, aquela dor de sermos nós e de resistirmos à erosão dos ventos vindouros.
Não se enganou o meu avô, aliás, pensando nele, creio que nunca o vi errar na vida.


Fix me,


Hermenegildo Espinoza

1 comentário: