domingo, 14 de fevereiro de 2010

Uma história rapidinha do Dia de São Valentim e reticências

Para os mais românticos, dia dos namorados. Para os mais religiosos, dia de São Valentim.

Quer uma referência, quer outra, são filhas da mesma barriga, por assim dizer.

Reza a história que o bispo romano Valentim contrariou as ordens do imperador Cláudio II, ao continuar a celebrar os casamentos pelo imperador proibidos enquanto decorresse guerra (era minimamente conhecida a influência psicológica que a família tinha e tem nos guerreiros). Este fora da lei foi descoberto e condenado à morte. Na prisão, deixavam-lhe flores e escritas a dar conta de que "ainda acreditavam no amor". Consta também que, ainda na prisão, Valentim se apaixonou por Asterias e...bláblá... morreu precisamente no dia 14 de Fevereiro. Facto é que este dia se tornou imortal, tanto para românticos como para religiosos.


Agora, se me é permitido, punha de parte esta versão mais soft de dia dos namorados e recorria a Saramago para fazer valer a versão hard da coisa, aquela que não se enquadra nem nos românticos, nem nos religiosos, mas que é deveras a que prevalece hoje em dia, uma versão à adão e eva.


"É verdade que dia sim, dia não, e este com altíssima frequência também sim, adão dizia a eva, Vamos para a cama, mas a rotina conjugal, agravada, no caso destes dois, pela nula variedade nas posturas por falta de experiência, já então se demonstrou tão destrutiva como uma invasão de carunchos a roer a trave de casa".

[...]

"(...)o senhor fez aquele aparecer umas quantas peles de animais para tapar a nudez de adão e eva, os quais piscaram os olhos de cumplicidade, pois desde o primeiro dia souberam que estavam nus e disso se haviam aproveitado."

Acho tudo tolerável e admissível neste dia, menos a parte comercial da coisa.


Nota 1: Encarem o post como uma forma de julgar a sociedade de consumo.
Nota 2: Para os que queiram seguir livremente o curso do pensamento (e sejam menos crentes) suponham que, em vez de um adão e uma eva, esse tal senhor teria criado, como primogénitos, um adão e um ivo. Ou então uma adona e uma eva.

Pitt

9 comentários:

  1. Adão e Ivo, Adona e Eva. Que balbúrdia haveria no Éden em tal caso! És tramado, Pitt! Muito bom, muito bom mesmo. Até me engasguei enquanto sorvia o chá de gengibre que o Bachiatari teve a amabilidade de me oferecer.



    Hermenegildo Espinoza

    ResponderEliminar
  2. Caro Espinosa,

    antes de mais corroboro a tua opinião, no que respeita à balbúrdia no Éden.
    Quanto ao teu engasgar com chá de gengibre, suspeito que está subjacente uma razão dupla. Além daquela que também levaria Sua Santidade a excomungar-me, acredito que o chá do Bachiatari também teve "mão na obra". Até a garganta mais experiente se renderia a esse engasgar.

    Cumprimentos

    Pitt

    ResponderEliminar
  3. Caro Pitt, eu só brinco com malaguetas na comida do Pataca. Jamais forcaria um engasgo, ainda por cima com algo tão indesperdiçável como um chá de gengibre fresco nepalês.
    Pitt, fico-me pelo ponto 2, alinea fêmea, isto é, Adona e Eva, sem dúvida. Não que me oponha a Ivos Adãos, mas porque o chá tem efeitos afrodisíacos e eu sou obviamente um apreciador afoito...hum, de chá!

    Oh Espinoza, já provaste o chá de Marrocos?

    Humildemente, O Sensei

    ResponderEliminar
  4. Caro Bachiatari

    Acredito que sim, malaguetas/Pataca.

    E no que respeita a alínea 2...partilho da mesma opinião, mesmo sem ser grande apreciador de chá!

    Há que combinar um chá marroquino das 17h! Que dizem

    O Pitt

    ResponderEliminar
  5. Caros malditos,

    Como pensam que ando ausente falam mal da minha humilde pessoa, sois tramados meus estimados amigos. Fiquem sabendo que ando sempre atento a tudo o que se passa neste nosso modesto blog. Quereis por acaso aniquilar me com uma dessas amaldiçoadas malaguetas?

    Caro Pitt devo dizer que me deliciei com a tua escrita sobre a breve história deste dia que serve apenas como pretexto para incrementar o comércio das lojas de flores e peluches, não tendo muitas vezes qualquer valor sentimental para aqueles que o tentam viver a todo o custo. Os verdadeiros Arranjinhos não precisam de dia algum para celebrar esse Amor que os une porque todos os dias serão certamente uma celebração.

    Saudações

    Adegesto Pataca

    ResponderEliminar
  6. Caro Adegesto,

    longe disso, muito longe. Nas nossas cabeças não passaria tal coisa. Seria muito fraquinho para ti... quando acontecer algo do género, prometo, será bem pior (risos).

    Fico contente por te teres deliciado durante uns breves instantes com esta "rapidinha". Mais te digo. Com essas tuas palavras, aumentaste em três ordens de grandeza o número de ragazze que te persegue e idolatra.

    Cumprimentos

    Pitt

    ResponderEliminar
  7. lê-se Caim do ilustre Saramago, muito bom..não se esqueçam de citar as fontes utilizadas nos vossos pelágios..

    ResponderEliminar
  8. caro anónimo,

    se ler bem o texto, vê no mínimo a referência ao autor. Ora veja lá o 4º parágrafo do texto. Ou a 24ª linha,para o caso de vossa excelência não saber também o que é um paragrafo.
    Dilema o meu: ou não sabe ler, ou precisa de óculos!

    gostava que me mostrasse que tirei este texto na íntegra de algum sítio! "Ups, terá sido da minha cabeça? É plagio! Que falta de imaginação a minha, porque imaginação não é coisa de cabeça. É plagiar sem ser descoberto."

    E os ditos "excertos plagiados", como ditam "línguas bífidas" (se leu caim, sabe muito bem ao que me refiro) estão devidamente assinalados.

    Só me resta acrescentar: para a próxima, assine caro anónimo e moderarei o meu tom na "conversa".

    Cumprimentos

    Pitt

    ResponderEliminar
  9. pelágio?

    além de não saber ler, nao sabe escrever

    ResponderEliminar