domingo, 31 de janeiro de 2010

Realidade Percebida #8

Pergunto-me se é mesmo preciso ter pontaria para acertar com uma flecha numa maçã. Não basta apenas sorte? Diga-se que, nos tempos que correm, de uma maneira ou de outra eu não acertaria, ou por cataratas, ou por falta de sorte. Mas isso sou eu.
Pela primeira vez em meses voltei a sentar-me no velho cadeirão. A mente está mais cansada que nunca, o espírito é varrido pelas vagas mundanas da putrefacção que me rodeia e os objectivos estão mudados. De certa maneira, e por antitético e estranho que pareça, sinto-me mais novo. Infelizmente, sinto-me também outro.
"No cruzamento de Kahplan o touro encontrou dois caminhos. E ele sabia que era ele quem escolhia os caminhos e não o contrário. Escolheu a direita. E assim, ele enriqueceu, teve uma grande família e foi feliz; No cruzamento de Kahplan a cabra encontrou dois caminhos. E ela sabia que era ela quem escolhia os caminhos e não o contrário. Escolheu a direita. A cabra acabou esfomeada, sem amigos e sem sabedoria. Nunca foi feliz na vida".
Este ensinamento resume tudo isso.
Há sonhos, sonhadores e há pessoas felizes. Não se enganem: Se houver uma voz, um quente atordoante no peito ou uma lágrima no canto do olho que vos façam perder a força nas pernas e ficar afónicos antes sequer de berrarem, esse caminho vale a pena. Ser pragmático uma vez pode ser melhor que mil vezes teórico.

Com muita estima,

Bachiatari Sensei

3 comentários:

  1. "Não é, pois, necessário que te prepares para as crises; são horas em que sempre - se não és totalmente apagado - te encontrarás acima de ti próprio; mil elementos te farão pedestal; tão alto subirás que só te será difícil, passada a exaltação, não te admirares do que fizeste; vês-te incapaz de repetir o golpe; e para a fama do herói certamente contribui este espanto que o toma de se não ter sempre igual, de em determinada conjuntura ter passado sobre ele o apelo dos deuses.
    É para todos os dias que precisas de educar e afinar a alma; é para te sentires o mesmo em todos os minutos que deves dominar os impulsos e ser obstinadamente calmo ante as dificuldades e os perigos, as alegrias e os triunfos. O constante exercício do ginasta te sirva de estímulo e de guia; que saibas dar um passo com a mesma segurança, leveza e calma com que poderias dar um salto; aprende a ter nas resistências o esforço dos ataques.
    O que a vida apresenta de pior não é a violenta catástrofe, mas a monotonia dos momentos semelhantes; numa ou se morre ou se vence, na outra verás que o maior número nem venceu nem morreu: flutua sem norte e sem esperança. Não te deixes derrubar pela insignificância dos pequenos movimentos e serás homem para os grandes;
    se jamais te faltar a coragem para afrontar os dias em que nada se passa, poderás sem receio esperar os tempos em que o mundo se vira."

    ResponderEliminar
  2. Palavras sábias, Sidarta.
    Acolho-as num brinde à tua sabedoria. A contenção poderá ser de facto arma para todas as guerras, mas a jornada para a controlar é dura e demasiado longa para a minha idade.
    Volto a tirar-te o chapéu. Alguém há-de aprender a partir daí.

    Bachiatari Sensei

    ResponderEliminar
  3. Caro camarada Bachiatari

    Gostei muito das palavras que aqui escreveste. Para mim têm um valor infindável. E se tiras o chapéu à Sidarta, tiro-te eu o meu chapeu.
    Não sei se é por me rever no texto, mas acho que é a coisa mais "maldita" que escreveste até agora.

    Cumprimentos

    P.S. Vai dando notícias da tua jornada. Ainda és muito novo para pastar no cadeirão!

    Pitt

    ResponderEliminar