segunda-feira, 18 de maio de 2009

Demandas científicas (ou não) #1

Caros colegas malditos,

Desde já peço desculpa pelo meu apartamento alongado, mas como já tinha dito no meu primeiro comunicando, sou um médico muito devoto às jornadas e às indagações científicas que me levam muito do meu valiosíssimo tempo, investigações estas que pressagiei narrar.

A minha mais recente investigação incidiu sobre um assunto muito franzino e emaranhado para o grupo de estudo em questão. A minha população de estudo fora os estudantes, não todos os estudantes, mas apenas os mártires que necessitam de ser aprovados a química. Sendo que o meu estudo foi baseado no estado psicológico dos estudantes no período pós frequência. Apesar dos períodos pré e durante frequência serem de igual importância, devido à indisponibilidade de tempo e à minuciosidade que é necessária para abordar este tema resolvi apenas escolher um dos períodos.
Após ter entrevistado e observado imensos estudantes académicos constatei que o estado psicológico destes durante o período pós frequência, ou pós AK, deve ser dividido em 7 estágios psicológicos:
1. No primeiro estágio, logo a seguir à realização da frequência, verifica-se um estado de extremo alívio e exaltação, devido à sensação de liberdade que este sente, pois acredita que o pior já passou (como está enganado)
2. O segundo estágio manifesta-se pouco tempo depois do primeiro, quando o estudante começa a sociabilizar com os outros desgraçados e se apercebe que só fez “badaioquice” na frequência. Neste estágio os estudantes sentem se muito mal consigo próprios, com a sua falta de inteligência.
3. No terceiro estágio, o estudante apresenta uma grave depressão, podendo, ainda, alguns sentir vontade de cometer suicídio (mas na realidade poucos efectivam esta vontade). Existem uma pequena percentagem de estudantes que nunca chegam a sair desta fase.
4. Neste quarto estágio é o estágio da ansiedade, isto porque os estudantes desejam que o sofrimento acabe e estes possam ver a dimensão da sua imbecilidade.
a. Se a correcção da frequência demorar uma perpetuidade, muitos estudantes caem numa fase de deslembrança, podendo deste modo viverem felizes durante uns tempos.
5. Quando chega a notícia de que as notas finalmente saíram, antes de verem a sua nota, os estudantes manifestam se bastante felizes e exaltados, porque têm uma réstia de esperança, de que afinal a frequência não tenha corrido tão mal como pensaram e até podem ter sido aprovados.
6. A verdadeira decepção, o estudante chega ao fundo do poço, ao ver a sua deplorável classificação e entram num estado de depressão muito parecido com o terceiro estágio.
7. Por fim o ultimo estágio, o miserável estudante, após ter referido a celebre frase, “há mais oportunidades”, para se animar, começa novamente o estudo para esta disciplina, apesar de saber que será inútil.
É de notar que este estudo não se aplica aos ditos sabichões, mas como estes são em número
muito reduzido, nem vale a pena dispensar algum tempo no seu estudo

Cordiais cumprimentos

Adegesto Pataca


Ps: Parte deste estudo foi baseado em algumas experiencias pessoais do meu tempo académico

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