terça-feira, 10 de agosto de 2010

Possível topografia dos lugares interiores #14

14. os gelados de baunilha e as cores da melanina.


Tão geladas as amígdalas pelo sabor da baunilha,
mar de banhos e de luz em camadas córneas
(a pele é muita, muitas vezes, somos tantos, tantas vezes)
Eu quis explicar-lhes a cor da melanina,
as tonalidades do espectro que o corpo é,
mas de nada sobrou da ideia de querer alargar
o leque das férias avesso à intelectualidade do ser.

São Pedro de Moel foi o nome de uma delas,
temos areia empacotada para o confirmar,
como esquecer esse tempo, cálice de quimeras,
à beira-mar com o mundo cálido a hesitar?

Eu escrevia tanta palavra, imaginava-me na medicina,
fui-me curando nesses retiros do calor pelo país rectangular.
Morenos voltávamos à condição, hoje regresso à bata branca,
e voltamos ao rigor do ano para a formação do que se é
com esse Agosto na ideia, esses mergulhos sem consciência.





Hermenegildo Espinoza

Sem comentários:

Enviar um comentário