sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Não contaminem a água!"


Caros compinchas,

Não sei se já é do vosso conhecimento, mas sou um grande discípulo da Teoria do Caos.

Se há algo que supere a Incerteza de Heisenberg, digo-o, com toda a convicção, é este paradigma. O caos comanda o mundo, meus amigos. Comanda o gole do rico chá do Sensei, cujo aroma activa di pronto o hipocampo e alude a tudo o que é memória de lutas e conquistas (deixo-vos na ambiguidade da palavra - especialmente a ti, Bachia...); comanda a gataria do Espinoza, cujo miar conjunto jamais se compara aos uivos quase autênticos do Ubirajara ou até mesmo ao canto "arrouxinalado" do Pataca.

Adiante. Como toda a regra tem excepção, venho, por intermédio deste post, louvar aquele ilustre peito lusitano que do acaso (ou ao acaso) virou o rumo da malária. Graças a este eco-homem (supõe-se) a taxa de mortalidade por malária em Angola viu-se reduzida este ano. Na verdade, neste preciso momento, ouço um som de baixa frequência oriundo de Angola (semelhante ao que se diz ouvir no México) que, traduzido de decibéis, fica qualquer coisa do género: "Já nao quero massacrar-vos com detalhes! Não contaminar a água já não é imperativo! Façamos a dança da Chuva". E com as miudezas molhadas, como resultado de uma exagerada actividade apócrina, por entre saias de folha de bananeira e soutiens de coco, louvam a grande descoberta: Mosquito da malária tem gene que o ajuda a resistir à doença e pode ser importante para os humanos .
Imagino o que vos vai pela cabeça... "então, e o que é que se passou com a fé daquele homem para quem a pureza da água era tudo?" A isso, responderia perguntando o maldito Pessoa (que se ainda fosse vivo, era com certeza cá um dos malditos,se bem que antagonista do Cluni, sublinhe-se): "Como então, senão por doença, cair e reincidir na anormalidade de querer pensar hoje a mesma coisa que se pensou ontem, quando não só o cérebro de hoje já não é o de ontem, mas nem sequer o dia de hoje é o de ontem?"
*Bachiatari, não te admires se o aroma do teu chá nunca for o mesmo. Se isso acontecer, acredita, estás de perfeita saúde.
Pitt

1 comentário:

  1. "Se o teu filho tem febre,
    Se o teu filho tem febre,
    Mas não tem diarreia nem tosse,
    Então tem malária..."

    Caro Pitt, obrigado pela tua reflexão e testemunho. Pensemos nos que invariavelmente terão de carregar litros de água contaminada à cabeça, num país de rendimento de 0.40 euros diários e cuja única maneira caseira de desinfecção da água contaminada - leia-se um frasco de lixívia - custa cerca de 1 euro.
    Realidade percebida.

    Admiravelmente

    ResponderEliminar